Em um marco significativo para o ambiente empresarial de Angola, o tempo necessário para certificar uma empresa foi reduzido drasticamente de 30 dias para apenas 72 horas. Essa mudança é resultado do sucesso da plataforma de certificação de instituições empresariais, lançada há um ano. Desde então, 5.754 micro, pequenas e médias empresas foram certificadas, conforme dados do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
João Nkosi, Presidente do Conselho de Administração do INAPEM, destacou os diversos benefícios que a certificação traz para as empresas.
“As empresas que aderem à certificação podem usufruir de vantagens fiscais, como redução do imposto industrial, desconto de 2% sobre as vendas brutas para microempresas, e benefícios que variam de 10% até 50% para pequenas e médias empresas. Além disso, há isenção de encargos de emolumentos no aumento do capital social e isenção de pagamentos de impostos do selo para microempresas,”
Explicou Nkosi
O presidente também enfatizou a celeridade do novo processo, que reduziu o tempo de certificação de um mês para 72 horas. Desde o lançamento da plataforma em 2023, mais de cinco mil empresas foram certificadas de forma remota.
“Antes da plataforma, tínhamos um registro acumulado de 38.832 empresas certificadas. Com a implementação da nova plataforma, 5.754 empresas foram certificadas rapidamente,”
Frisou Nkosi
Esta inovação não apenas agiliza o processo de certificação, mas também fortalece o ambiente de negócios em Angola, oferecendo às empresas uma maneira eficiente e benéfica de se formalizarem e crescerem.