Cidadãos com albinismo de seis províncias de Angola vão beneficiar de consultas gratuitas para o rastreio de câncer de pele, em uma campanha marcada para o próximo dia 8 de junho.
Promovida pela comissão instaladora da Sociedade Angolana de Dermatologia, a iniciativa faz parte das atividades do Dia Internacional de Conscientização do Albinismo, celebrado em 13 de junho.
O dermatologista Juliano Isaías informou à Rádio Nacional que a campanha abrangerá oito unidades hospitalares.
Em 18 de dezembro de 2014, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução que estabelece 13 de junho como o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo.
O albinismo resulta de uma mutação genética. Pessoas com albinismo devem iniciar acompanhamento por profissionais de saúde assim que a condição for detectada. A terapia visual é crucial para prevenir problemas nos olhos e na visão, permitindo um desenvolvimento adequado para atividades escolares, de trabalho e de lazer.
Vale destacar que pessoas com albinismo são altamente suscetíveis aos danos causados pelo sol, apresentando envelhecimento precoce, danos provocados pela ação solar e câncer de pele, frequentemente ainda jovens.